Pessoas dizem que 15 anos é uma idade mágica e eu, particularmente, concordo. Depois desses 15, meus caros, os próximos anos passam voando e a responsabilidade só aumenta. Penso que é a idade que, caso suas condições condigam, deve ser comemorada. Há quem prefira viajar, mas eu voto pela festa. Afinal, você pode viajar com qualquer idade; mas nunca poderá protelar seus 15 anos, ou adiantá-lo. É uma idade ímpar, literalmente, como já foi falado.

Outro dia, conversando com a minha cunhada, ela me disse que havia decidido pela festa. E que precisaria da minha ajuda para organizá-la. Foi daí que pensei que outras garotas também poderiam estar em dúvida sobre tal assunto e confusa em como organizar o evento.
É importante saber que: não é uma festa que você pode decidir uma semana antes. Você precisa de um tempo considerável (um ano, mais ou menos -mais pra mais que pra menos-) para obter sucesso e sair como planejado. Pois bem, o que devemos fazer:
1 ano antes:
Você deve reservar um caderno para anotar todos os detalhes. Qual o tema da sua festa; se quer algo mais tradicional com valsa, ou outro tipo de dança ou cerimônia; quem será o príncipe, o DJ; onde você quer que aconteça o evento, detalhes sobre o baile, boate; quem você gostaria de convidar, o nome das 15 garotas e garotos -caso você opte por isso; o modelo do vestido -quem irá fazer ou, caso você prefira, onde comprar.
6 meses antes:
A parte mais gostosa da organização. Neste período você já pode definir o cardápio da festa, fechar com a empresa que vai fazer a cobertura de vídeos e fotos do evento, e decidir sobre a decoração: luzes, velas, flores, tecidos, fotografias...
3 meses antes:
Chegou a hora dos convites! Já que o tema e a decoração estão decididos, não fica assim tão difícil elaborar um convite. E olha que temos várias opções destes, como por exemplo: almofadas, sandálias, chaveiros, doces, CD's, ingressos, latinhas, tubos de ensaio, garrafinhas, camisetas, quebra-cabeças, bisnagas de brigadeiros, além das "n" formas dos convites tradicionais...
Também é hora de decidir sobre o bolo. Sente com o/a profissional e dê todos os detalhes de como você o quer: o bolo dos seus sonhos. Caso vá fazer lembrancinhas personalizadas, essa é a hora de procurar uma empresa especializada nisso. Isso além do seu vestido, o qual deve-se sair à procura. Seja do vestido pronto ou do modelo para que você possa mandar fazê-lo.
É hora de enviar a setlist para o DJ, com as músicas que a galera gosta de dançar, músicas que tenham conexão com o tema e, claro, músicas que você goste muito e que não pode ficar de fora neste dia. Prove o vestido e já decida o make e o penteado (você pode se inspirar em fotos de algumas redes sociais, como Tumblr, We ♥ It e Pinterest e levá-las ao salão de sua preferência ou fazer em casa -neste caso, teste bastante antes, para que na hora não dê nada errado).
É hora de testar o penteado e a make também. Faça a última prova do vestido e já pode ficar tranquila! Agora é só relaxar...
No dia:
Relaxe bastante. Seja em casa ou no salão (alguns tem pacote de "Dia da Debutante", quais oferecem serviços de relaxamento, estética e beleza). Se for em casa, procure o melhor jeito e sinta-se a vontade, coma comidas leves e reserve suas energias para a festa!